quarta-feira, 31 de março de 2010

Finaciamento público em estádio gera polêmica no País Basco

foto: as

De acordo com uma pesquisa realizada em pelo Gabinete de Investigação Sociológica do País Basco em novembro, 48% dos bascos consideram que o governo não deveria colocar "em nenhum caso" dinheiro para a construção do novo estádio de futebol do Athletic Club. Apenas 21% dos entrevistados dão seu apoio incondicional a essa ação. Foram ouvidas cerca de mil pessoas nas regiões de Alava, Vizcaya e Guipúzcoa.

O maior indíce de desaprovação está localizando nas regiões de Álava e Guipúzcoa, enquanto o pessoal de Vizcaya se mostra bastante reticente na hora de aceitar os recuros institucionais para a futura arena San Mamés. Nesta região, 4 de cada 10 entrevistados são totalmente contra o financiamento e apenas 28% apoiam sem restrições a iniciativa governamental.

O debate público sobre a intervenção estatal em um dominío privado ganhou mais força quando começaram os questionamentos sobre a necessidade e conveniência em financiar o novo San Mamés em uma época de vacas magras. A Espanha ainda sente forte efeitos da recessão, e a expectativa do Banco da Espanha é que este ano o PIB tenha uma contração de 0,4% e a taxa de desemprego chegue a enormes 19%.

Quatro meses depois, a realidade do novo San Mamés é sólida e em breve se iniciarão os trabalhos de colocação da primeira pedra. A controvérsia diminuiu e, de fato, a Caja Laboral foi enviada para treinar subsídios e garantir a expansão da Buesa Arena. A pesquisa, realizada em seu contexto, revela que 62% de Álava e 58% de Guipúzcoa rejeitaram categoricamente, em novembro, o investimento de dinheiro público na futura "La Catedra". No caso dos vizcaínos, o percentual foi reduzido em significativos 39%.

Com isso o Governo tem sublinhada a necessidade de fornecer a infra-estrutura de uma série de ferramentas para aumentar seu perfil público. Foi acordado que a nova La Catedral "será equipada com uma piscina, uma pista de atletismo, um centro de esportes e outras instalações" que enchem as aspirações institucionais e fornecem os recursos necessários para Athletic, arquivando um problema que ameaçava se arrastar ao longo do tempo. A respeito das possibilidades de uso público que poderia se dar no novo estádio, 66% consideram "muito ou bastante adequado" uma arena poliesportiva de uso público

Quanto à prosperidade geográfica que poderia chegar à região devido a construção do novo San Mames, levando em consideração seu impacto econômico na realização dos trabalhos, o estudo revela que 51% dos bascos não acreditam que a construção do novo San Mamés vai beneficiar os territórios de Alava e Guipúzcoa.

O montante da proposta de construção do novo campo de Athletic Club Bilbao, que terá 53 mil lugares, é de 157 milhões euros, sendo que 55 mil deles seriam de participação do governo regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário