sábado, 24 de abril de 2010

A 47 dias da Copa, Fernando Torres aparece de muletas

foto: marca

"El Niño" assistiu o jogo do Atlético contra o Liverpool, num hotel em Barcelona, onde permanece desde a cirurgia no menisco do joelho direito realizada no último domingo. "A Copa do Mundo é o mais importante agora. São quatro anos de espera e os prazos estão indo bem, eu não planejo perder ", garante Fernando Torres.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Torcida espanhola quer Valdés, Llorente e Pedro na Copa

Enquete o site Marca.com não deixa duvidas, o torcedor espanhol quer Victor Valdés como terceiro goleiro, Pedro no lugar de Senna no meio campo e Llorente na vaga de Güiza.

Há jogadores que são unanimidade na lista para África do Sul. Quase cem por cento dos internautas querem Casillas, Piqué, Puyol, Ramos, Albiol, Arbeloa, Capdevila, Xavi, Silva, Iniesta, Fabregas, Xabi Alonso, Villa e Torres.

Onde há mais dúvidas é no meio-campo, onde Pedro bate Marcos Senna por 6.850 votos, e no ataque: depois dos incontestáveis Villa e Torres, o terceiro é Llorente (32 678), seguido de Negredo (25 735), deixaria de fora Güiza (22 553).

Os 23 convocados pelos internautas espanhóis são:

Goleiros: Casillas (39.701 votos), Reina (35.408) y Valdés (26.000).

Zagueiros: Piqué (39.952), Puyol (39.907), Ramos (39.347), Albiol (39.302), Arbeloa (38.014), Capdevila (37.689) y Marchena (23.342).

Meio-campistas: Xavi (39.992), Silva (39.946), Iniesta (39.800), Cesc (39.731), Xabi Alonso (38.864), Navas (33.771), Busquets (28.291), Mata (27.918) y Pedro (26.891).

Atacantes: Villa (40.150), Torres (39.874), Llorente (32.678) y Negredo (25.735).

34ª rodada




Barcelona x Xerez - ESPN
Zaragoza x Real Madrid- Sky
Valência x Deportivo - Sky
Racing x Villarreal -Sky
Atlético de Madrid x Tenerife - ESPN
Getafe x Sevilla - ESPN


*tabela de horários: 17h = 12h / 18h = 13h /19h = 14h / 20h = 15h / 21h = 16 h /22h = 17h

Forlán decide e Atlético fica mais perto da final

foto: marca

Como era de se sperar o jogo foi duro, tático e truncado. As duas equipes se estudavam e esperavam o erro do adversário para buscar a vantagem. Na primeira bobeada da zaga do Liverpool, aos 8 minutos, o jogo foi decidido. Forlán deu uma cabeçada no vento, a bola bateu em seu corpo, encobriu Reina e foi entrando lentamente no gol. Não foi o mais belo dos gols, mas sem duvida uma dos mais importantes.

O Atlético teve alguns bons momentos logo após o gol, com Reyes - o melhor da partida - e Ujfalusi que partiram pra cima de Agger, mas não conseguiam entregar a bola a Forlan, que, além do gol não trouxe muito para a equipe que sentiu falta de Agüero. O Liverpool apareceu para o jogo no meio da primeira parte, quando Gerrard começou a jogar. No entanto a defesa rojiblanca estava em uma noite inspirada e teve como destaque Perea que, por incrível que parece, fez quase tudo certo. Sem Torres e com Gerrard longe da sua forma ideal o Liverpool se mostrou um time sem brilho. Mesmo assim a derrota foi pelo placar minímo e a chance de repetir uma virada - o time inglês já reverteu placares negativos em Anfield contra Lille e Benfica - é grande.

Dentro de uma semana, em Anfield, o objetivo do Atlético é ouro puro. Hamburgo está ali, tão longe, tão perto.

*texto: marca

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Espanhóis nas copas européias

Europa League

Atlético de Madrid x Liverpool

O Atlético tentará contra o Liverpool manter o bom retrospecto contra times ingleses no seu estádio. No Vicente Calderón o Atlético tem 8 jogos contra ingelses, com 4 vitórias e 4 empates. Além disso, das seis vezes que o clube colchonero enfrentou um inglês em mata-mata de dois jogos, se classificou 4 vezes.

Para manter a escrita, o Atlético tem que esquecer as péssimas atuações que vem tendo na liga espanhola e superar a ausência do craque Agüero, suspenso. A torcida promete fazer sua parte lotando o Vicente Calderón. Mais uma vez uma lesão adia a volta de Fernando Torres para o lugar que o consagrou. Mas esse não foi o único problema dos reds. O time inglês enfrentou uma maratona para chegar a Madrid, e depois de quase dois dias de viagem de trem, ônibus e avião, o Liverpool chegou a capital espanhola.

O primeiro jogo acontece nesta quinta-feira e tem transmissão ao vivo pela ESPN e Rede TV! às 16h.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O caminho para Madrid fica mais longo para Barcelona

foto: gazetta dello sport

José Mourinho avisou antes do jogo, disse que esse time da Inter não era o mesmo de 5 meses atrás. O que aconteceu no jogo de hoje foi uma demonstração de como se pode tirar grandes lições de uma dura derrota. A Inter que entrou em campo hoje só não foi perfeita porque, aos 19 minutos os milaneses permitiram grande jogada de Maxwell pela esquerda que resultou no importantíssimo gol de Pedro para os culés. De resto, a partida foi marcada por uma grande atuação da equipe italiana que pressionou o time espanhol por todo o jogo, dificultando a saida de bola e atrapalhando os trabalhos de Messi e Xavi, uma má atuação do sistema defensivo do Barça e uma arbitragem polêmica.

Se nos jogos de novembro a Inter se preocupou apenas em defender, desta vez José Mourinho escalou seu time com três atacantes - Sneijder, Milito e Eto'o. Mais do que a escalção a postura dentro de campo era de quem queria decidir confronto em casa. Os italianos sabiam que não era bom negócio deixar para resolver as coisas no Camp Nou. Por isso, mesmo com a infelicidade no gol de Pedro, a Inter não mudou e, 10 minutos depois, aproveitando-se de uma das muitas falhas da zaga culé no jogo, Sneijder igualou o placar. No segundo tempo, Maicon, que assim como todo o sistema defensivo da Inter fez grande partida, marcou o segundo e Milito, claramente em impedimento, fechou a conta.

foto: gazetta dello sport

Na parte final do jogo o Barça tentou buscar uma recuperação. No entanto, Ibra esteve sumido - e acabou sendo substituído por Abidal, acredite -, Daniel Alves mal tocou na bola e Messi , anulado por Thiago Motta e Cambiasso, esteve sem brilho. Xavi e, principalmente, Pedro foram os melhores do Barça, mas nem sempre se pode resolver tudo sozinho. Mourinho declarou ao final da partida, após ouvir as reclamações do espanhóis sobre a atuação do árbitro português Olegário Benquerença, "É sempre difícil perder para qualquer um não acostumado a perder. É uma característica de quem sempre ganha, eu também sou um pouco assim". Tirando o fato de que as reclamações tem sim um fundo de razão, é fato que, em determinado momento do jogo o que se via eram jogadores incrédulos e um Pep Guardiola desolado com a sua primeira derrota por dois gol de diferença desde que se tornou terinador dos blaugranas. Definitivamente o Barcelona não é um time acostumados a derrotas, especialmente essas grandes.

Ainda assim, não tem nada decidido. Mesmo sem o capitão Puyol, que levou o segundo amarelo e está fora do jogo de volta, se o Barça jogar no Camp Nou com o mesmo ritmo que aplicou no jogo final, a classificação é muito possível. No Giuzeppe Meazza, Mourinho deu uma lição a Guardiola. Agora é a vez do catalão responder. Resta saber se Pep também consegue tirar grandes lições de uma dura derrota.

domingo, 18 de abril de 2010

Espanhóis nas copas européias

Uefa Champions League

Inter de Milão x Barcelona

Se o desafio anterior do Barça era um confronto entre estilos parecidos, agora no caminho para a final está um time que pratica o futebol antagonico a filosofia catalã. Os time de Mourinho tem futebol mais burocrático, mais amarrado, mais italiano, enquanto Barça, todos sabem, tem um jogo de qualidade de toque de bola e muitos gols. Inter e Barça se enfrentaram na fase de grupos dessa mesma champions. Em casa a Inter segurou um 0x0, mas no Camp Nou os espanhóis venceram tranquilamente por 3x0. Ambos os técnicos adimitem que hoje as duas equipes estão diferentes, especialmente os italianos que cresceram muito durante a competição. Devido ao caos aéreo causado pelo vulcão islandês, o Barça viajou para Milão de ônibus. A viagem de quase mil quilômetros durou 24 horas e o desgaste pode contar a favor dos milaneses.

Possíveis escalações:

Inter: Julio César; Maicon, Lucio, Samuel, Zanetti; Cambiasso, Motta; Pandev, Sneijder, Eto'o; Milito.

Barça: Valdés; Alves, Puyol, Piqué, Maxwell; Xavi, Busquets, Keita; Messi, Ibrahimovic; Pedro.

O primeiro duelo acontece em Milão, no Giuzeppe Meazza, terça-feira às 15h45. Transmissão pela ESPN, ESPN HD e TV Esporte Interativo.

Resumo da 33ª rodada

Sevilla 3 x 0 Sporting

Para cada ponto conquistado, Sevilla marcou um gol. Kanouté abriu o placar, Luís fabiano fez o segundo e Cala ratificou a vitória dos sevillanos que não foram por nenhum momento ameaçados pelo Sporting. Os visitantes, que tiveream dois expulsos, Bilic e Ángel, continuam no meio da tabela, enquanto o time da casa se mantem vivo na briga pela última vaga para a Liga dos Campeões.

http://www.youtube.com/watch?v=54LkXndOFdQ

Espanyol 0 x 0 Barcelona

Aconteceu em Cornellá um fato raro, o Barcelona não marcou nenhum gol e, com isso, a Liga está aberta, de novo. O Derbi catalão mostrou um Barcelona pouco inspirado frente a um rival determinado. O Espanyol impediu as grandes jogadas dos culés, atrapalhando a movimentação de Xavi e tirando os espaços de Messi. Mesmo quando teve um a mais - depois da justa expulsão de Dani Alves - o time da casa não pressionou além do que podia. O ponto conquistado pelo Espanyol, vale os dois pointos perdidos pelo Barça, que segue líder, mas apenas com um ponto a frente dos madridistas. O ponto negativo do jogo foram os poucos (mas marcantes) gritos racistas proclamados aos brasileiro Daniel Alves.

Villarreal 2 x 1 Atlético de Madrid

O crescente Villarreal por muito pouco não aplicou um goleada frente ao desinteressado Atlético de Madrid. O placar não reflete o que foi o jogo: um determinado submarino amarillo contra um preguiçoso rojiblanco. Outra vitória importante que deixa o Villarreal na zona da Liga Europa. Outra derrota que deixa os colchoneros na decepcionante décima posição.

http://www.youtube.com/watch?v=OUCj4AtA6Z8

Málaga 0 x 0 Valladolid

Málaga e Valladolid realizaram um espetaculo lamentável no Rose Garden. Os dois times mostraram porque lutam para não cair. Num jogo em que os dois times tiveram medo de perder e pouca coragem de ganhar o resultado só podia ser empate sem gols. O Málaga permanece um ponto do rebaixamento e Valladolid a 4 de salvação.

Xerez 2 x 2 Racing

O empate foi um péssimo resultado para os dois. O Xerez vê sua ascensão e seu obejtivo de parmanecer na primeira divisão mais longe, e segue na lanterna com 27 pontos. Enquanto isso, Racing fica apenas a quatro pontos da zona de rebaixamento e ainda corre riscos na liga.

http://www.youtube.com/watch?v=tu1HL0Qcxfo

Tenerife 3 x 2 Getafe

Determinados a se manterem na primeira divisão, o Tenerife conquistou uma importante vitória, comandada pelo hat-trick de Nino. Pedro León abriu o placar para o Getafe, mas depois disso quem mandou no jogo foi o time da casa comandado pelo artilheiro Nino. Com o resultado, o Tenerife fica apenas um ponto de sair da zona da adegola, enquanto o Getafe dá um passo atrás na luta pela europa.

http://www.youtube.com/watch?v=mjtEH90TJBE

Deportivo 0 x 0 Almería

Deportivo e Almería fizeram um jogo amarrado, com poucas oportunidades de gols. Os visitantes mereciam melhor sorte, especialmente Kalu Uche, que teve as duas melhores chances de gol, mas não conseguiu marcar. O Depor segue numa fase terrível e soma o sétimo jogo sem vitória. Para piorar, o time de La Coruña perdeu um de seus melhores jogadores, o mexicano Guardado, por lesão.

Athletic 0 x 0 Zaragoza

Esse foi um daqueles jogos que não merecia terminar sem gols e sem vencedor. O Athletic tentou de todas as maneiras chegar ao gol, mas não conseguir conquistar três pontos diante de um Zaragoza que se conformava em defender. Com o resultado o Athletic foi ultrapassado pelo Villarreal e está fora da zona da Liga Europa.


Real Madrid 2 x 0 Valência

O jogo contra é o Valência era uma final. Los Blancos não podiam perder a chance de enconstar nos rivais catalães e manter viva a esperança de conquistar esta temporada de La Liga. Os dois times vinham pressionados, e foram os madridistas que melhor souberam lidar com isso. Com um meio-campo inspirado por Xabi Alonso e Guti, o Madrid dominou boa parte do jogo e por pouco não fez da vitória uma goleada. Os gols foram marcados pelos de sempre, primeiro Higuaín - que chega a 25 gols em 28 jogos - e segundo Ronaldo. Para não dizer que o Madrid não foi atacado, os visitantes colocaram duas bolas na trave, uma delas uma bomba de David Silva que merecia ter entrado. De resto o Valência fez muito pouco, jogou sem brilho e sem garra, mas segue firme a caminho da Champions League. Já os merengues, bem, o Real Madrid mostrou que não desiste nunca.

http://www.youtube.com/watch?v=S2tsplLcPlM

Mallorca 2 x 0 Osasuna

Pressionado pela vitória do Sevilla, o Mallorca fez a lição de casa e tomou de volta o quatro lugar do campeonato, que dá vaga na Liga dos Campeões. Quase imbativel em casa - apenas Sevilla e Barcelona conseguiram derrubar os donos da casa - o Mallorca mostrou o porque da grande campanha desta temporada. Com uma defesa soberba e um ataque que não não perdoa, não deram chances para o Osasuna mostrar seu jogo. Rubén e Keita fizeram os gols do jogo.

sábado, 17 de abril de 2010

Atlético de Madrid contrata Fran Mérida

foto: the sun

Fran Mérida será jogador do Atlético de Madrid na próxima temporada. O clube rojiblanco está com o negócio fechado desde o começo do ano. O Atlético aproveitou que o contrato de Mérida com o Arsenal acaba no próximo dia 30 de junho e, com isso, desde primeiro de janeiro o jogador tinha permissão legal para negociar a troca de clube. E foi isso que fez o meio -campista espanhol que chegou a um acordo com o Atlético de Madrid, que será seu novo clube pelas próximas cinco temporadas.

Essa é uma ótima contratação para o clube rojiblanco, já que envolve um jogador com grande potencial e, melhor de tudo, sem pagar nada. Com apenas 20 anos, Mérida é um jogador das categorias de base do Barcelona e muitos comparam seu estilo com o de Cesc Fàbregas. Ambos jogam na mesma posição, com grande poder ofensivo e magnífico toque de bola. Agora, Agüero e Fórlan terão o assistente que precisam para marcar muito mais gols.

Fran Mérida, que foi para o Arsenal com apenas 15 anos de idade, conhece muito bem a Liga Espanhola mesmo que nunca tenha jogado na primeira divisão. O meio-campista catalão jogou meia temporada na Real Sociedad onde deixou ótima impressão, embora não tenha conseguido levar o time basco de volta para primeira divisão. Logo, ele voltou ao Arsenal onde seguiu buscando um lugar na primeira equipe.

Arsène Wenger, treinador da equipe inglesa, que apostou no talento de Mérida - chegou a declarar que ele seria "o cara" nos gunners - tentou até o último momento evitar a transferência do jovem espanhol para o Atlético. No entanto, apesar de uma grande quantia que lhe foi oferecida, Mérida preferiu a oportunidade de ter uma sequência de jogos, algo que parecia distante no Arsenal.


fonte: mundo deportivo

33ª rodada

fonte: as
Sevilla x Sporting - Sky
Espanyol x Barcelona - ESPN / ESPN HD
Villarreal x Atlético de Madrid - ESPN / ESPN HD
Deportivo x Almería - ESPN
Athletic x Zaragoza - Sky
Real Madrid x Valência - Sky


*tabela de horários: 17h = 12h / 18h = 13h /19h = 14h / 20h = 15h / 21h = 16 h /22h = 17h

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Manchete

Já valeria a pena postar isso aqui só por essa foto do David Silva (loiro e laranja), mas a hitsória que o Marca conta também é bacana. Há 10 anos David Silva passou um período treinando nas canteras do Real Madrid e disseram a ele e seu representante que ele seria chamado. Mas não foi. Não se sabe exatamente o motivo, mas especula-se que o menino introvertido, habilidoso e canhoto tenha sido rejeitado pela baixa estatura. Agora o Madrid vai pagar milhões de euros para tê-lo. Vai pagar um alto preço por uma escolha errada.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Frase do dia

foto: as

"Eu diria que Pellegrini é o que tem menos culpa. Por aqui passaram muitos treinadores de todos os tipos. Os técnicos duram pouco no Madrid e geralmente não se materializa uma idéia. [...] Cada um que vem tenta implantar seu estilo, traz seus jogadores favoritos e seus axiliares, e isso se choca por completo com o estilo do treinador anterior. Assim é impossível manter e alimentar com força uma idéia coletiva". (Juande Ramos, ex-técnico do Real Madrid, em entrevista ao Diário As)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Final da Copa do Rei será no Camp Nou

A final da 'Copa del Rey' entre Sevilla e Atlético de Madrid foi finalmente marcada e vai contecer no estádio Camp Nou, em Barcelona, tal como anunciado pelo presidente da Federação Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar, na sequência de uma reunião realizada hoje pelo Conselho de Administração do corpo em Valladolid.

Em princípio, a final será jogada no dia 19 maio, mas pode ser antecipada para o dia 13 se o Atlético não chegar à final da Liga Europa.

A Federação, que se reuniu sexta-feira passada com representantes de Sevilla e Atlético, sem chegar a um acordo, tomou a decisão final sobre a data e o estádio. Inicialmente a final estava prevista para o dia 26 de Maio. No entanto, a próximidade com a Copa do Mundo impossibilitaria sua realização.

Essa é a terceira final da Copa no Camp Nou. A primeira aconteceu em 1963, quando o Barça venceu o Zaragozas por 3 a 1. A outra final foi em 1970 e o Real Madrid ganhou do Valência também por 3 a 1.

fonte: as

Seleção espanhola anuncias amistosos Pré-Copa

A seleção espanhola disputará três partidas amistosas contra Arábia Saudita, Coreia do Sul e Polônia antes de viajar para a África do Sul para a Copa do Mundo, que será realizada de 11 de junho a 11 de julho.

"As três partidas anteriores ao Mundial que a seleção espanhola disputará serão realizadas no dia 29 de maio contra a Arábia Saudita, no dia 3 de junho contra a Coreia, ambas em Innsbruck (Áustria), e em 8 de junho contra a Polônia em Murcia, assim que chegarmos a um acordo com a cidade de Murcia (sudeste da Espanha)", disse nesta terça-feira o presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Angel María Villar.

Após a última partida, a seleção espanhola irá para seu quartel-general sul-africano em Potchefstroom, cidade universitária localizada 120 km a sudoeste de Johannesburgo, aonde chegará no dia 10 de junho, já que estreia apenas no dia 16 contra a Suíça, em Durban.

A Espanha, que está entre as favoritas para conquistar a Copa, está no Grupo H ao lado de Chile, Honduras e Suíça.

fonte: agência efe

Associação de jogadores de futebol cancela greve na Espanha

A associação de jogadores de futebol da Espanha (AFE, na sigla em espanhol) anunciou hoje que não convocará a greve prevista para o próximo final de semana em todas as categorias do futebol do país.

A decisão foi tomada hoje após um acordo hoje entre o sindicato, o Conselho Superior de Esportes, a Federação Espanhola de Futebol e a Liga de Futebol Profissional.

O secretário de Estado para o Esporte espanhol, Jaime Lissavetzky, anunciou o acordo alcançado após quase duas horas de reunião com todas as partes.

O documento permitirá o pagamento da dívida da temporada passada com os jogadores da terceira divisão espanhola (4,1 milhões de euros) e aumentar o fundo de garantia salarial desta categoria de 300 mil euros para um milhão de euros.

O Conselho Superior de Esportes se comprometeu a modificar um decreto sobre apostas para que a Federação Espanhola de Futebol obtenha fundos "para cobrir necessidades do futebol não profissional", o que garantirá o pagamento de um milhão de euros da dívida com os jogadores da terceira divisão.

A quantidade restante será garantida pela Federação Espanhola de Futebol, que também acordou com a AFE um calendário de pagamentos para liquidar a dívida que mantém com o sindicato, calculada em 6,8 milhões de euros.

fonte: agência efe

segunda-feira, 12 de abril de 2010

32ª rodada

el mundo deportivo

Valladolid x Sevilla - Sky
Atlético de Madrid x Xerez - Sky
Getafe x Villarreal - ESPN
Barcelona x Deportivo La Coruña - ESPN
Valência x Athletic Bilbao - ESPN

*tabela de horários: 17h = 12h / 18h = 13h /19h = 14h / 20h = 15h / 21h = 16 h /22h = 17h

Manchetes


Mesmo com o superclássico, a minha capa preferida acabou saindo do segundo jogo mais importante da rodada. Não sei o que é melhor, se é a sequência de empurrões entre Unai e Banega ou a cara do Villa no banco de "que p... é essa!". Confira o lance e as explicações de Emery pós-jogo aqui. Banega, claro, já se desculpou.

Classificação e Artilharia


el mundo deportivo

Resumo da 31ª rodada

Xerex 0 x 1 Getafe

O time da capital conseguiu uma uma vitória que lhe permite continuar sonhando com uma vaga nas copas européias. Numa das raras chances construídas durante o jogo, uma cabeçada de Rafa no segundo tempo deu a vitória ao Getafe. Xerez segue na lanterna e a esperança de se slavar do rebaixamento está cada vez menor.

Tenerife 0 x 0 Valladolid

Neste jogo o empate não foi bom para nenhuma das duas equipes, pois o ponto conquistado por elas se mostra inútil na corrida para evitar um rebaixamento, cada vez mais perto. O Valladolid chegou ao quarto gol sem marcar e o Tenerife ao quinto jogo sem vitória.

Villarreal 1 x 0 Sporting

Um gol de Godín foi o suficiente para continuar com a ascenção do Villarreal a caminho das copas européias. A superioridade do Submarino Amarillo foi enorme e o apático Sporting pouco pode fazer.

Málaga 1 x 2 Sevilla

Em noite infeliz para os dois goleiros o Sevilla conquistou uma importante vitória no Rose Garden. Em um jogo marcado por faltas excessivas, o jogo foi decidido em falhas individuais de Palop e Munua. Os gols gora de Caicedo, para o Málaga, e Cala e Lolo - das bases do Málaga - para o Sevilla que se reabilita se mantem perto da zona da Liga dos Campeões.

Athletic Bilbao 4 x 1 Almería

O Athletic continua implacável em San Mames, e La Catedral tem razões para acreditar no sonho europeu. Los Leones passaram por cima de um descaracterizados Almería. Javi Martínez, soberbo, foi o destaque da partida com dois gols.

Deportivo 1 x 1 Racing

O Deportivo chegou ao sexto jogo sem vitória e continua jogando fora todo o bom trabalho realizado no primeiro turno que fez com que o time de La Coruña sonhasse com uma vaga nas copas euroéias. Há mais de um mês que o Depor não vence um jogo, foram apenas 9 pontos conquistados nos últimos 36 disputados. Um recorde só superado pelo péssimo Valladolid, que conquistou 8.

Osasuna 2 x 0 Zaragoza

Osasuna deu um passo gigante na sua luta para salvação conquistando uma importante vitória sobre um cinzento Zaragoza. Em um jogo sem muito ritmo e com poucas jogadas de efeito, o gol marcado por Vadocz no último suspiro de choque salvou os quase noventa minutos d epouco futebol no estádio Navarra.

Mallorca 3 x 2 Valência

Superclássico à parte, esse foi o jogo da rodada. Confronto direto por uma vaga na Liga dos Campeões a partida pegou fogo. Ainda de ressaca da eliminação na Liga Europa o Valência sofreu com a força caseira do surpreendente Mallorca. Para piorar a situação, Unay Emery deixou os craques do Valência, Silva e Villa, no banco de reservas. Como pouca desgraça é bobagem, os visitantes perderam Maduro, lesionado e tiveram que presenciar uma patética discução entre treinador e Banega, que reclamou ao substituído. Para o Valência, só restar juntar os cacos. Para o Mallorca, o sonho de disputar uma Liga dos Campeões segue cada dia mais perto da realidade.

Espanyol 3 x 0 Atlético de Madrid

Se a eliminação foi uma das causas da derrota do Valência, a classificação para a semifinal da Liga Europa contribuiu bastante para outro resultado ruim dos colchoneros em La Liga. Com um elenco que não é dos mais qualificados, Quique Shanchéz optou por um time misto em Barcelona e acabou sentindo a fraqueza de seu banco. O Espanyol atropelou o Atlético, que segue, cada vez mais, pensando menos no campeonato caseiro.

domingo, 11 de abril de 2010

Barcelona, gigante!

foto: as

Pela primeira vez an história o Barcelona conseguiu duas vitórias seguidas no Santiago Bernabéu e a vitória foi orquestrada pela genialidade de Xavi que participou dos dois gols barcelonistas.

Durantes os primeiros minutos de jogo, pouco se viu de futebol. A partida era pegada e poucos bons lances eram produzidos pelos dois time. A primeira grande jogada aconteceu quando Xavi e Messi se encontram em campo e trabalharam juntos, e a jogada, é claro, resultou no primeiro gol do Barcelona. A zaga blanca não seria suficiente para segurar Messi e o meio-de-campo do Real Madrid se perdia na movimentação de Xavi. O gol fez o apático Real Madrid se perder de vez. Desorganizado e individualista, na primeira etapa de jogo o Madrid não deu a Victor Valdés um bola para defender. Para se ter uma idéia, Cristiano Ronaldo não deu um passe, todas que ele pegava tentava resolver sozinho. O português, aliais, fez uma de suas piores partidas nos últimos anos. Mas ele não estava sozinho, Marcelo, que jogou no meio-campo, também forçou jogadas e foi autor do lance mais bizarro do jogo, uma canelada nas estrelas.

No segundo tempo, o pesadelo madridista aumentou. Pedro fez o segundo e Messi teve a chance de fazer o segundo e terceiro. O filme ameaçava se repetir no Bernabéu e os merengues tocavam a bola na expectativa de que o jogo acabasse e o desastre fosse o menor possível. Raúl e, inexplicavelmente, Benzema entram no jogo para tentar ao menos o gol de honra de los blancos, mas pouco fizeram. O francês, por seu lado, foi o autor do segundo lance mais bizarro do jogo, quando em oportunidade de cabeciar a bola na área, agarrou a pelota sem muita explicação. Benzema é, de fato, a personificação do desastre que foi o planejamento merengue para a temporada. Outro destaque negativo no time merengue foi Sérgio Ramos, que, mais uma vez, foi desleal e, só Mejuto González pode dizer porque não foi expulso.

A vitória faz o Barça colocar a mão na taça. Com vantagem nos critérios de desempate, com uma tabela bem amigável - o jogo mais complicado é contra o Sevilla fora de casa - e com um elenco de muito mais qualidade, é muito difícil imaginar que o título não seja, com justiça, mais um vez dos catalães.

Tabela do Real Madrid

Almería-Real Madrid

Real Madrid-Valencia

Zaragoza-Real Madrid

Real Madrid-Osasuna

Mallorca-Real Madrid

Real Madrid-Athletic

Málaga-Real Madrid

Tabela do Barcelona

Barcelona-Deportivo

Espanyol-Barcelona

Barcelona-Xerez

Villarreal-Barcelona

Barcelona-Tenerife

Sevilla-Barcelona

Barcelona-Valladolid

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tensão pré-clássico II - Histórias

- Contexto histórico: Madrid é a capital da Espanha e, especialmente durante a época franquista, ela passou a representar as forças conservadoras do governo. Isso aconteceu apesar do valor simbólico que o cerco de Madrid teve durante a Guerra Civil Espanhola para o lado republicano. Durante a ditadura de Primo de Rivera e, especialmente, a de Francisco Franco, todas as linguagens e identidades regionais foram desaprovadas e reprimidas. O FC Barcelona tornou-se mais que um clube (més que un club) devido a sua ligação à defesa das crenças e de seu papel de representante da Cataluña. Para a maioria dos catalães, espanhóis e muitos outros, o Real Madrid foi considerado o clube de criação da ditadura, apesar de que, durante a Guerra Civil Espanhola, os presidentes dos dois clubes como Josep Sánchez Sunyol e Rafael Guerra, sofreram nas mãos de los nacionales (lado da direita vencedora).

- Na temporada 2008/2009 o Barcelona conqustou o histórico placar de 6 a 2 no Santiago Benarbéu. No entanto, a maior goleada do confronto é madridista. Na temporada 62/63 o Madrid venceu os rivais por 11 a 1, no Camp Nou.

- Na temporada 2004/2005, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho foi aplaudido de pé pela torcida madridista em pleno Santiago Bernabéu. O Barça venceu o jogo por 3 a 0 com show do Gaúcho.

- O primeiro superclássico pela Liga Espanhola aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1929, no distrito de Les Corts, em Barcelona. Até então as duas equipes haviam se enfrentado 23 vezes, com ampla vantagem da equipe catalã (15 vitórias, 6 empates e apenas duas derrotas). O campo de Les Corts ficou pequeno para a ocasião e, mais uma vez, se esperava a confirmação da superioridade blaugrana.

O Barça entrou em campo com o time escalado com: Manolo Vidal, Saura, Samitier; Martí, Castillo, Obiols; Sagi, Ramón, Sastre, García y Parera. Os merengues vieram a campo com Rafa Vidal, Quesada, Urquizu; Prats, Esparza, Josemari Peña; Lazcano, Monchín Triana, Gaspar Rubio, Morera y López.

Para a surpresa geral, o Real Madrid saiu na frente com dois gols do tinerifeño Morera. Os esforços da equipe da casa logo surtiram efeito e, Parera, marcou, mas não foi suficiente para mudar a história do jogo. Pela primeira vez os merengues conseguim uma vitória no campo de seu grande rival.

31ª Rodada

el país

Málaga x Sevilla - Sky
Real Madrid x Barcleona - Sky/ESPN HD/ Rádio Eldorado ESPN
Deportivo x Racing - Sky
Athletic Bilbao x Almería - ESPN
Espanyol x Atlético de Madrid - ESPN Brasil
Mallorca x Valência - ESPN Brasil

*tabela de horários: 17h = 12h / 18h = 13h /19h = 14h / 20h = 15h / 21h = 16 h /22h = 17h

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atlético se classifica e reencontra Torres

fotos: marca e as

Antes dos 10 minutos finais, em que o Valência conseguiu levar muito perigo à meta colchonera e aconteceu o lance mais polêmico da partida, o jogo não reservou muitos bons lances, e quem mais trabalhava era César, goleiro valencianista, principalmente em jogadas de Agüero e Simão. Na primeira etapa, tudo que o Valência conseguiu foi um chute lateral de Villa que foi pelo lado de fora da rede.

O jogo foi crescendo a medida que o tempo ia passando e o Valência procurava forças para lutar contra a eliminação. Por outro o Atlético procurou defender sua clássificação.

E depois de De Gea fazer duas incríveis defesas em chutes de Zigic e David Navarro, a partida ganhou contornos dramáticos. Aos 40 min do segundo tempo Juanito puxou Zigic na área com tanta força que chegou a rasgar a camisa do sérvio. Pênalti claro não marcado pelo árbitro Florian Meyer. Sob protesto de Emery, que acabou sendo expulso, e de todo o time do Valência os assistentes também ignoraram a penalidade clara, que, se convertida, daria a classificação para o Valência.

Já com todo Vicente Calderón comemorando a classificação Agüero resolveu dar um esfriada na reação valencianista, e acabou tomando um cartão amarelo que o tira do primeiro jogo das semifinais. Agora o Atlético de Madrid mede forças com o mais espanhol dos times ingleses, o Liverpool, e, finalmente, deve receber em casa seu último grande ídolo, Fernando Torres. A emoção pro confronto já está garantida, não só pela volta de "El niño", mas também porque o Altético, apesar da classificação, segue sem ganhar. Nas últimas três rodadas da Europa League, o time madrilleño ganhou apenas um jogo. Para passar pelos "reds" o time colchonero vai precisar elevar o nível.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Time da segunda divisão tem mais britânicos que o Arsenal

foto: marca

texto originalmente reproduzido pelo diário marca.
tradução livre

No dia 28 de janeiro, o Jerez Industrial, clube da segunda divisão espanhola contava com 14 jogadores no plantel e estava a ponto de um colapso. Dois dias depois aterrizaram seis britânicos e dois irlandeses para transdormar a equipe jerezana em "Los Ingleses". O que aconteceu para que, de repente, eles tivessem mais britânicos que o Arsenal?

A história começa com drama. O antigo presidente do clube, Ricardo García, estava sendo colocado para fora do cargo. Era 28 de janeiro, dois dias antes de encerrar o prazo para contratações. O plantel estava esvaziado, contando com apenas 14 jogadores. Uma equipe mais que modesta, sem prejuízo, em parte pelo investimento do patrocínio da família Ruiz Mateos, olhou para o impossível: Como incorporar a custo zero oito jogadores em dois dias?

A resposta foi encontrada em Montecastillo, a uns poucos quilometros, onde se instala a peculiar "Glenn Hoddle Academy". Comandada pelo legendário ex-jogador e atual treinador (e, também, treinador-jogador do Chelsea) desde de 2008. Se trata de uma instituição peculiar: ela recruta jogadores, fundamentalmente britânicos e irlandeses, que querem melhorar, mas não encontram lugares em boas equipes. Como na Grã-Bretanha não existe o mesmo conceito de filial que na Espanha, mutos jogadores jovens que não conseguem entrar em bons clubes, nem para a equipe de reservas, procuram a academia, onde recebem treinamento intensivo de alto nível e cedem seus direitos a Hoddle, que logo os vende a clubes, se eles quiserem.

Foi assim que, em dois dias, com a mediação de Javier Igeño (consultor de futebol da Academia), chegaram oito jogadores em Jerez cedidos por Hoddle, que arca com os gastos (os jogadores tem todas as necessidades pagas, desde a comida até mesmo aulas de castellano) e os paga uma quantia de 100 euros mensais. Seus nomes tem se tornado comuns em Jerez: Pierre Hall, Michael Noone, Matthew Richards, Curtley Williams, David Cowley, Chris Fagan, Nick Beasant y Nathan Woolfe. Não é em vão que o clube já é chamado de "Los Ingleses".

"Estavamos mortos, psicológicamente destroçados, e nos deram vida. Sem eles não estariámos jogando", disse Joaquín Bornes, capitão industrialista, que arranha na língua inglesa porque jogou pelo Raith Rovers da Escócia e, com isso, ajudou na integração dos novos jogadores.

O outro lado da integração também foi boa. Os estrangeiros se esforçam para se comunicarem em espanhol e se integrar a equipe. "Minha família disse que tenho muita sorte de viver num lugar que para muitos ingleses significa 'férias'. O sol aqui é fantástico", disse Chris Fagn, jogador de mais nome dentre todos, que participou da seleção sub 21 da Irlanda e jogou pelo Manchester United.

"São muito educados e trabalhadores. Tem muita ética. É um prazer treinar com eles", disse Nico Sosa, o treinador. "É uma pena que tenham vindo num momento tão complicado para o clube, porque para eles é difícil. Poderiam ter brilhado mais".

O Jerez Industrial está a sete pontos de se salvar do rebaixamento para a terceira divisão e restam ainda 8 rodadas. E eles tem combustível para queimar. Mas, talvez, seja o começo de uma carreira na Espanha para estes "Ingleses" que apareceram derrepente e ajudaram o Jerez a passar com dignidade por uma temporada para ser esquecida.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Tensão pré-clássico

- O super-clássico número 208 acontece no próximo sábado, dia 10 de abril, às 17h, no Santiago Bernabéu, em Madrid. Na história são 79 vitórias do Barça, 85 do Madrid e 43 empates. No jogo deste final de semana, só a vitória interessa aos madridistas. Empate e vitória deixa os rivais na liderança.

- Pelo Campeonato Espanhol, foram disputados 79 clássicos no Santiago Bernabéu, com 50 vitórias do time da casa e apenas 15 dos rivais catalães. Foram 14 empates.

- Real Madrid é o maior campeão da Liga Espanhola com 31 títulos. O Barça vem logo atrás com 19.

- Nesta temporada de La Liga o Real Madrid é arrasador em casa. Foram 15 jogos, 45 pontos e 50 gols. Mesmo quando o jogo não está favorável o clima do Bernabéu empurra o time para a vitória. Foi isso que aconteceu no incrível virada contra o Sevilla, quando o time chegou a estar perdendo por 2 a zero.

- O diretor de futebol do Real Madrid, Jorge Valdano, disse que o Clássico será decidido no jogo coletivo e não por atuações individuais.

- Em enquete do site "El Mundo Deportivo" Messi e Cristiano Ronaldo estão liderando tanto a pesquisa "quem será o destaque do clássico" quanto a "quem será a decepção do clássico".

- Kaká, que não joga há quase um mês (sua última partida foi contra o Lyon, no dia 10 de março) está me fase final de recuperação. É muito difícil que Pellegrini aposte num jogar que volta de lesão e está sem ritmo de jogo para jogar como titular. Kaká deve começar no banco.

- O lateral francês Eric Abidal que sentiu uma lesão na perna esqueda na partida de hoje contra o Arsenal, deve ficar de fora dos gramados por pelo menos 10 dias. A zaga culé domingo deve ser: Alves, Piqué, Milito e Puyo.

Fútbol Club Messi


Se alguém souber explicar o que Messi fez hoje no Camp Nou por favor o faça. Eu não sei. Eu só as consequências de uma das melhores atuações individuais que eu já vi uma jogador fazer. Talvez a melhor, porque não foram apenas 4 gols, foram 4 lindos gols em menos de 45 minutos.

As consequências do atropelamento de Messi (não do Barça!) é que agora o time está a dois passos, dois jogos contra Inter (que sofreu pra eliminar o CSKA Moscou) de ir a mais uma grande final, agora no palco dos grande rivais, o Santiago Bernabéu. Palco esse que será visitado pelo time de Messi no próximo sábado, em outra partida decisiva, contra o Real Madrid pela liderança do Campeonato Espanhol. Lion já declarou que acha difícil repetir a atuação domingo, alguém duvida? Eu não.

O que Lionel provocou hoje foi um espetáculo de imaginação. Pra mim, o que diferencia o show dado por Lionel dentro de campo é o quão natural aquilo parece pra ele e o quanto ele demonstra paixão naquilo que faz. Quando Messi faz um partida dessas ele parece um menino que gosta de jogar bola e é muito bom nisso e não o cara que está todo mundo falando que é o novo-possível melhor da história. Não é nem uma questão de humildade, eu acho que é mais despreocupação, transparência, menos imagem e mais personalidade.

No mundo real, os quatro gols deram a classificação, a artilharia da competição (8 gols), o colocou no seleto grupo de jogadores que marcaram 4 vezes na Champions junto de Van Basten, Inzaghi, Prso, Van Nistelrooy, Shevchenko. E vem mais por aí. Aguardem!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Caos no futebol espanhol

A Associação de Jogadores Espanhóis (AFE) decidiu continuar as negociações com as várias agências para convencê-los a assinar uma "Grande Aliança pelo Futebol Espanhol", mas deixando em aberto a possibilidade de uma greve entre os dias 16 e19 deste mês.

Em um comunicado divulgado pela AFE, após a reunião do seu conselho, se mencionou a situação de trabalho "dramático" que vivem principalmente as equipes da divisões Segunda B e Terceira.

A fim de resolver os problemas econômicos dos seus membros, o conselho, presidido por Luis Manuel Rubiales Béjar, executivo-chefe da AFE, concordou em "continuar com as reuniões em conjunto com as várias agências das quais depende a solução para demandas dos jogadores espanhóis".

Estes são o Governo da Espanha através Conselho Superior de Esporte, Real Federação Espanhola de Futebol e Liga Nacional Profissional, que eles querem que assine "pacto" para solucionar as exigências jogadores atuais, a fim de resolver os graves problemas a todos os níveis do nosso jogo, e que ferem os jogadores que atuam na deles.

No caso de isto não ocorrer, a AFE concordou em apoiar a chamada "greve no futebol profissional" contando com todas as divisões do futebol profissional.

Em uma enquete realizada pelo site SuperDeporte, 81% dos torcedores se mostraram contra a realização da greve.

A greve, como indicado, será realizada no dia de "16 a 19 de abril, inclusive, pode-se tomar novas medidas para alcançar os objetivos acima referidos."

Para esses dias estão definidos os jogos do trigésima terceira rodada na primeira e segunda divisão. Entre outros, o duelo Real Madrid-Valência, Barcelona-Villarreal, Espanyol-Atlético de Madrid.

De acordo com o relatório apresentado pelo jornal Marca, apenas 15% dos clubes estão em dia com sua folha de pagamento, e um monte à beira da "Lei de Falência". Nem a primeira dividão está livre da polêmica, pois o Zaragoza reconheceu uma dívida de 100 milhões de euros, o Xerez está em falência e Real Mallorcaa ponto de declará-la. Nas segundo B e terceiro a situação é dramática. A LFP afirmou que não irá assumir as garantias para as dívidas dos clubes em falência.

A última greve no futebol espanhol aconteceu em setembro de 1984. Neste caso, primeiramente os jogos foram disputados por jogadores das divisões de base, mas depois a justiça proibiu a escalação dos menores. Após quase 10 dias a greve foi encerrada quando os clubes acataram seus pedidos, entre eles a participação dos jogadores nas negociações sobre direitos de televisão.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

30ª rodada

el país

Barcelona x Athletic Bilbao - ESPN
Sevilla x Tenerife - ESPN
Valência x Osasuna -ESPN
Getafe x Espanyol - Sky
Racing x Real Madrid - Sky
Atlético de Madrid x Deportivo - Sky


*tabela de horários: 17h = 12h / 18h = 13h /19h = 14h / 20h = 15h / 21h = 16 h /22h = 17h

Un auténtico partidazo!

capa do jornal super deporte

Desde o primeiro minuto as duas equipes sairam em busca do gol. Em nenhum momento, não importa qual era a situação no placar, nenhum dos dois time privilegiou a defesa. Foram 90 minutos de puro futebol. E embora as duas primeiras chances tenham sido criadas pelos madrilleños, foi o Valência que teve controle da partida no primeiro tempo. O time da casa teve duas chances claríssimas nos pés de Pablo Hernandéz, que falhou feio nas duas. Mal podia imaginar ele que gols perdidos na primeira etapa fariam tanta falta.

O segundo tempo começou mais equilibrado. O Valência continuava partindo pra cima com tudo, deixando um avenida para contra-ataque do Atleti. E foi assim que saíram os dois gols dos visitantes. Agüero robou bola e passou para Fórlan, que teve apenas o goleiro Cesar na sua frente, e não perdeu. O Atlético cresceu no jogo, mas o Valência mostrou uma coragem louvável e continuou partindo pra cima sem hesitar. A bravura valencianista foi compensada pelo gol Manu Fernandes, o primeiro do português no Mestalla. O time da casa não diminuiu o ritmo na busca da vitória e, mais uma vez, o Atleti aproveitou. Antonio López, em rebote de Dominguéz, colocou os madrilleños na frente de novo.

No momento mais dramático do jogo, o até então discreto David Villa mostrou porque é o dono do time. Em grande jogada pelo lado esquerdo, Villa fez o gol que deixa os valencianistas muito vivos na disputa.

A partida, que todos esperavam que fosse marcada pelo poder ofensivo, foi marcada pela fragilidade defensiva dos times. Todos os gols sairam em falhas das zagas e toda movimentação que os times tiveram no jogo foi consequência de sistemas defensivos fracos. Com exceção, mais uma vez, do goleiro De Gea que fez um partidaço.

O que esperar do jogo de volta no Vicente Calderón? Grandes defesas de De Gea, mais blitz do Valência, mais contra-ataques do Atlético, muitas falhas defensivas, muitos gols, ou seja, outro partidazo.